Saúde

Ter um animal de estimação ajuda o nosso coração a ficar mais saudável

Conviver com cães e gatos tem outros benefícios, como a diminuição do stress e da ansiedade e a perda de peso.
Um estudo contabilizou que tutores com cães que sofreram de enfarte ou derrame têm menos 31 por cento de probabilidade de morrer de doenças cardiovasculares.

Cuidar de um animal de estimação dá trabalho, sim, mas traz muitos benefícios aos tutores. É isso que indicam vários estudos, entre eles o desenvolvido pelo instituto australiano Baker Medical Research ao longo de três anos, que concluiu que donos de cães e gatos tinham um sistema cardíaco mais saudável. A pesquisa foi realizada em 5741 participantes e os resultados foram claros: os tutores de animais apresentaram valores de pressão arterial, triglicéridos e colesterol mais baixos do que aqueles os restantes.

Será a atividade física que praticam, particularmente no caso dos cães, e a camaradagem com esse amigos que ajudam a promover um coração mais saudável. A Associação Americana do Coração avança mesmo com números: à conta das caminhadas quotidianas, quem tem um cão faz mais cerca de 30 minutos de exercício diário do que quem não têm.

Além disso, quem sofreu de enfarte ou derrame tem menos 31 por cento de probabilidade de morrer de doenças cardiovasculares. E quem foi vítima de um destes acidentes obteve melhorias mais significativas aquando da sua recuperação.

Andrea Maugeri, investigadora do Centro Internacional de Pesquisa Clínica do Hospital Universitário St. Anne’s e da Universidade de Catania, em Itália, reforça: “Ter um cão pode melhorar a saúde do coração, se incentivar o tutor a exercitar-se. Isto pode ser uma forma de combater às doenças cardíacas”.

“Maiores taxas de sobrevivência, menos ataques cardíacos, menos solidão, melhor pressão arterial, melhor bem-estar psicológico, menores taxas de depressão e níveis de stress, menos consultas médicas, aumento da autoestima, melhorias no sono e mais atividade física”, enumerou ainda o psicólogo Harold Herzog, em declarações à CNN, referindo-se aos benefícios de ter um animal em casa e cuidar dele.

Mas há mais, das alergias à depressão. Um estudo publicado na revista “BMC Psychiatry” concluiu que até pode aliviar os sintomas de doença mental. 

Carregue na galeria e conheça-os.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT

-->