Saúde

Três cães em magreza extrema resgatados de casa em Matosinhos

Os animais foram levados para o veterinário para serem posteriormente encaminhados para famílias de acolhimento.
Em pele e osso.

Diariamente, pelo nosso País fora, sucedem-se casos de negligência e maus-tratos a animais. Um desses casos foi denunciado nesta quarta-feira, 5 de outubro, culminando com o resgate de três cães num estado de magreza extrema de uma casa em Leça do Balio, Matosinhos.

Ao que o Jornal de Notícias apurou, os três cães não comiam nem bebiam com regularidade há já cerca de um ano. E, segundo o JN, a Câmara Municipal de Matosinhos tinha já retirado da habitação um outro cão que também ali vivia. Aconteceu há cinco meses e na altura deixaram ficar os outros três por considerarem que não estavam mal tratados.

Nesta quarta-feira, um vídeo da ComRaça – Equipa de Resgate Animal mostrava claramente o estado de subnutrição destes cães, num terraço sem sombra. A magreza era tal que lhes custava levantarem-se, como se podia observar num outro vídeo.

As denúncias informavam que “os cães estariam a morrer à fome, sede e sem abrigo. Vimos as provas e fotos e decidimos deslocar-nos ao local”, relatou ao Correio da Manhã fonte da equipa de resgate.

Nessas mesmas denúncias, feitas no Facebook, sublinhava-se que o cheiro era nauseabundo, sendo muito intenso e quase impossível de respirar pelos vizinhos.

A PSP e a veterinária municipal de Matosinhos seguiram então para casa do dono, que num primeiro momento não se mostrou disponível para lhes permitir o acesso ao interior.

“O resgate acabou por acontecer por volta das 12h30, quando o dono dos cães abriu a porta de casa por ter reconhecido a voz de um dos membros de uma associação onde tinha adotado um dos animais”, diz o JN.

Os cães foram retirados ao colo devido ao estado débil em que se encontravam, tendo sido encaminhados para o veterinário para serem posteriormente levados para famílias de acolhimento.

No local estavam responsáveis da ComRaça e também da Tarecos & Patudos – que acorreram de imediato assim que viram que um dos cães era o Tommy, que lhes tinha sido adotado no ano passado.

Mais tarde, nos comentários ao seu apelo no Facebook, a Tarecos & Patudos informou que os três cães ficaram a cargo da ComRaça e que estão a ser tratados às mazelas físicas e psicológicas.

Embora houvesse comida na habitação, a equipa de resgate encontrou os animais a “comer os dejetos que os próprios defecavam”, refere o Correio da Manhã. Essa mesma equipa contou ao CM que este é um caso evidente de negligência, apesar de o dono ter dito que a comida tinha ficado esquecida no carro.

Os animais estão agora a ter os melhores cuidados. Quanto ao dono, o processo seguirá os devidos trâmites legais por se tratar de um caso de maus-tratos.

Percorra a galeria para ver o estado em que se encontravam estes animais.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT