A esperança média de vida dos animais domésticos varia não só consoante a espécie, mas também a própria raça. Que, regra geral, os cães duram menos tempo do que os gatos, não há dúvidas.
Fatores como a ascendência genética, o ambiente e o estilo de vida, o porte, a própria saúde, e demais características inerentes a cada espécie, concorrem para a duração da vida destes animais de estimação.
Há, até, quem escolha o gato como animal de companhia, precisamente, por essa razão. A perspetiva de ter um companheiro de quatro patas “para a vida”, ou pelo menos em grande parte dela, motiva muita gente a adotar estes felinos. E mesmo entre as várias raças felinas, há as que, potencialmente, têm tendência para durar mais anos em comparação com outras.
Desde o gato de Pelo Curto Americano ao Singapura, não há felino na lista das raças com maior longevidade que não tenha expectativas de chegar pelo menos aos 15 anos de idade. E muitos deles podem durar até aos 20 sem grandes problemas.
Carregue na galeria e saiba quais são, então, as raças de gatos domésticos que prometem andar por cá mais tempo — e qual a esperança média de vida de cada uma.