Saúde

Veterinário aconselha – 10 alimentos que o seu cão não deve comer

É preciso ter muita atenção e evitar que o seu patudo os ingira. Se isso acontecer, tem de o levar rapidamente ao médico.
Bebidas alcoólicas estão proibidas.

Quando os nossos cães nos fitam com aqueles olhares que só eles sabem fazer, por vezes não conseguimos resistir e damos-lhes a comer os alimentos que temos no prato. Nada mais errado. Por alguma razão se diz que não lhes devemos dar nada que não encontrassem sozinhos na natureza.

Assim, o recomendado é que o seu cão coma apenas a ração que lhe está indicada – o que não impede, é claro, um mimo de vez em quando. Pode ser um snack, um biscoito, paté ou qualquer outro petisco, mas daqueles que são indicados para eles e não dos nossos.

Além de não ser aconselhável que o seu amigo de quatro patas se lambuze com a sua comida, também pode dar-se o caso de acontecer o pior. É que há alimentos que são mesmo estritamente proibidos, já que podem fazer muito mal ao seu patudo pela sua toxicidade.

Veterinário elenca 10 alimentos tóxicos

O médico veterinário André Santos, do Hospital Veterinário do Restelo, famoso por partilhar dicas e vídeos sobre os cuidados a ter com os animais de estimação, fez uma publicação no seu Instagram precisamente sobre este assunto.

Num vídeo com a duração de um minuto e meio, André Santos dá-nos a conhecer 10 alimentos que o seu cão não deve consumir por serem tóxicos ou por provocarem doenças graves – ou mesmo serem fatais.

O veterinário, que conta atualmente com 473 mil seguidores na sua conta do Instagram e que é um dos três fundadores do Garden Balthazar Caffe – que é pet friendly, claro – não só elenca os 10 alimentos que não podemos dar aos nossos cães como também sublinha os contras de cada um deles.

Percorra a galeria para saber quais são. E siga o conselho dado por André Santos: “se o seu cão esteve em contacto com algum destes alimentos, por favor contacte o seu médico veterinário”.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT