Saúde

Veterinário alerta – há plantas a evitar em casa por serem tóxicas para os pets

Nem sempre as plantas e os animais fazem uma boa dupla. Se não passa sem os seus vasos, coloque-os fora do alcance dos patudos.
Todo o cuidado é pouco.

As plantas são uma presença constante em muitos dos lares portugueses. No entanto, para quem tem animais de companhia, por vezes essa conjugação não é a ideal. O médico veterinário André Santos, do Hospital Veterinário do Restelo, que partilha dicas e vídeos sobre os cuidados a ter com os pets, fez uma publicação no seu Instagram precisamente sobre este assunto.

Num vídeo com a duração de um minuto e meio, André Santos dá-nos a conhecer algumas plantas que devemos evitar ter em casa por serem tóxicas para os nossos pets.

O veterinário começa por se focar nas tulipas, dizendo serem tóxicas para gatos por terem tulipalina A e tulipalina B, “que podem provocar alterações respiratórias, vómitos e diarreia”.

Seguem-se os clássicos lírios, “muito tóxicos para gatos por uma substância ainda desconhecida, mas que pode provocar doença renal aguda e pode ser fatal”, alerta André Santos.

Por seu lado, “o filodendro, comigo-ninguém-pode e o antúrio contêm cristais de oxalato de cálcio que podem provocar reações alérgicas muito severas e mesmo alterações respiratórias fatais”, refere.

Há plantas “venenosas” para o seu amigo de quatro patas

O médico veterinário chama ainda a atenção para as heras e as dracenas, “que contêm saponinas, mais nas folhas do que nas bagas, mas podem provocar alterações respiratórias, dor abdominal e vómitos”.

E por fim temos as hortênsias, “que são tóxicas para cães e gatos por conterem glicosídeos cianogénicos que podem ser fatais por provocarem alterações intestinais graves”, avisa.

André Santos deixa um último conselho a finalizar o vídeo: “Se tem animais de estimação, cuidado a adquirir estas plantas. Se tem estas plantas com animais de estimação e houver ingestão, por favor contacte o seu médico veterinário”.

Entre outras plantas também habitualmente referidas como tóxicas para gatos estão a costela de Adão, a espada de São Jorge, a Flor do Natal (também chamada de Poinsétia), jacintos e narcisos. Percorra a galeria para saber mais sobre elas. E se não passar sem as ter, opte por as colocar em sítios altos e fora do alcance dos seus amigos de quatro patas.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT