São quase 60 cães, sem contar com os gatos que “por fora, nas colónias” estão a cargo de Marina Pais, reformada e uma das fundadoras da associação a que preside. Na Amiama, como nas restantes associações da causa animal, o trabalho nunca pára: há sempre muitas solicitações para acorrer e poucas mãos para ter a mão na massa.
“Felizmente, agora, a Câmara da Amadora cedeu-nos uma pessoa que trabalha muito bem e tem sido ela a ressuscitar a Loja Solidária da instituição”, através da qual as pessoas podem dar acessórios, roupas, comida, brinquedos para os animais, mas também para os miúdos.
“Têm de ser coisas em bom estado, que nós depois vendemos a um valor mais reduzido, mas esse dinheiro faz-nos muita falta para comprar razão e medicamentos para os nossos meninos”, afirma a responsável de 72 anos.
Marina Pais diz que não está ainda cansada: “É claro que já tenho esta idade, mas ainda vou tendo força e esta paixão pelos animais”.
A Loja Solidária da Amiama já existia há muito tempo. “Estava completamente parada, porque eu não conseguia fazer tudo. Agora, é essa nova colega que tem ficado responsável pela loja, que é online e que tem recebido muitos contactos e doações. Ainda agora no fim de semana recebemos uma saca de comida, brinquedos e uma caminha”.
Ver esta publicação no Instagram
Com cerca de 60 cães nas suas instalações, a Amiama “existe há praticamente 30 anos”. “Digo praticamente porque, enquanto associação oficial, foi fundada em 1998, quando se fez a escritura, mas antes já andávamos a trabalhar com a Câmara em busca de um terreno, à procura de um nome e a ajudar animais”.
A associação está instalada junto da Estrada dos Comandos, perto do Hospital Fernando da Fonseca, ao lado do CROAMA — Centro de Recolha Oficial de Animais do Município da Amadora, as novas designações para os antigos “canis municipais”, num terreno cedido pela autarquia (“mas que recebeu muitas melhorias da nossa parte”), que isentou ainda a Amiama do pagamento de água e eletricidade, “porque elas já tinham de ir para o centro de recolha”. No mesmo recinto ainda funciona uma escola de treino, Os Cãogurus.
Carregue na galeria para conhecer alguns dos inquilinos da Amiama. Saiba que os pode adotar, clicando aqui.